QUEM SOMOS
Marias: Entrelaçando Histórias, construindo futuros

O Portal das Mari(a)s é fruto de vivências compartilhadas por mulheres - mães, filhas, alunas e professoras - e de extensas pesquisas sobre as desigualdades de gênero ao longo da história. É resultado de ausências de tempo, de materiais didáticos, de formação continuada sobre direitos humanos das mulheres e desigualdades de gênero.
Como professoras e professores da rede pública de ensino, sempre nos deparamos com as ausências e silenciamentos das mulheres ao longo da história, e como essa falta de representatividade contribui para a perpetuação da violência de gênero.
Também estamos cientes das horas dedicadas à pesquisa, ao planejamento e das diversas demandas que afetam o tempo do professor(a) dentro e fora da sala de aula. A partir dessa dedicação para incluir aqueles e aquelas que não estão representados nos livros didáticos, surge a convicção de que não podemos alcançar esse objetivo sem unir nossas forças e estabelecer um diálogo com toda a sociedade, incluindo meninos e homens.
Das Marias nasce a partir do desejo da partilha, inspirado nas histórias de tantas "Marias" que ativamente participaram das transformações da humanidade ao longo do tempo, mas que, infelizmente, foram sistematicamente apagadas da história.
A construção de um futuro mais justo é uma jornada coletiva, baseada nas conquistas e no conhecimento construído por outras pessoas.
Nossa missão
- Educar para a igualdade e a diferença, construindo um futuro mais justo e plural.
Nossa Visão
- Ser um portal colaborativo e referência em educação para a igualdade de gênero, reunindo materiais relevantes, notícias e recursos didáticos.
- Promover a educação em valores democráticos e de direitos humanos, reconhecendo as diferenças como riqueza e construindo uma sociedade mais justa e plural.

Essa caminhada de reflexão e ação para mudança, é um convite para questionar as narrativas dominantes, reconhecer e celebrar as contribuições das mulheres ao longo dos séculos, e para construir juntos um futuro mais justo e inclusivo a partir da Educação em e para os Direitos Humanos, de meninas, meninos, homens e mulheres.
PARCERIAS
