Sequências didáticas
As sequências didáticas são estratégias de ensino que visam organizar e planejar as atividades em uma sequência lógica para facilitar a aprendizagem dos alunos. Elas são especialmente úteis nas aulas de história, pois permitem explorar temas complexos de maneira progressiva.
Uma sequência didática em história pode incluir várias etapas, como introdução do tema, contextualização histórica, apresentação de fontes primárias e secundárias, análise de documentos, discussões em grupo, atividades práticas, produção de textos, quadrinhos, PodCast, entre outros. O objetivo é criar um ambiente de aprendizagem que estimule a reflexão crítica dos alunos e os ajude a construir uma aprendizagem real e significativa.

Sugestões de Sequências Didáticas:
Ligue 180: Basta de Violência (inspirada no plano de aula de Ivaneide Almeida) Eu vou ligar pro 180”: empoderamento feminino em música de Elza Soares.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre ensino de história e direitos humanos a partir de uma sequência didática, sugerimos a dissertação História e Direitos: Uma discussão sobre os direitos humanos nas aulas de História de Jonathas Félix Raphael Passaranhos Touzdjian.